5EstrategiasInstagram_Blog

5 Estratégias para aumentar seu engajamento no Instagram

Mais seguidores? Sim, muitos buscam isso, mas já percebeu aqueles perfis cheios de seguidores, mas quando você olha as curtidas… pois é… sem engajamento é como ter um multidão à frente e ninguém te dar bola.

E é sobre este engajamento que quero falar com você.

O engajamento representa o envolvimento do seu público com o seu conteúdo (não confunda com aprovação) e hoje, no Instagram, temos várias formas de medir e avaliar isso.

Antes o Instagram só nos dava como dados o número de curtidas e de comentários de uma publicação, hoje, temos muito mais informação.

Com uma conta comercial, você consegue avaliar quantas pessoas de fato viram um conteúdo seu, qual o número de vezes que o seu conteúdo apareceu na timeline do público, ainda temos também o número de curtidas e o número de comentários como parte desta análise.

Mas porque o engajamento é tão importante?

Quando você produz um conteúdo o que você mais quer é ser visto e que este conteúdo gere um convencimento, você quer vender algo, uma ideia, um serviço, um produto, um conceito… e, você precisa mostrar isso para o máximo possível de pessoas, mas precisa também que estas pessoas compreendam a sua mensagem e aprovem este conteúdo, ou, ao menos, se convençam dele.

Se você tiver um baixo alcance, significa que poucas pessoas visualizarão a sua foto, logo, menos pessoas poderão interagir com ela, ou seja, menos pessoas poderão ser convencidas da sua ideia.

Vemos então que, Alcance é uma métrica muito importante e faz parte para ajudar no engajamento. Entendendo este início vamos então para as dicas de hoje que te ajudarão a melhorar o seu engajamento.

1. Esqueça milhões de seguidores, apareça para quem você precisa.

Sim, eu falei que o alcance é importante, mas é preciso aparecer para as pessoas certas, do contrário, só aparecer não fará com que as pessoas se envolvam no seu conteúdo, pois elas não tem interesse por ele se não for o público do seu conteúdo. Então, primeiro, atraia o seu público-alvo, só assim você vai poder produzir algo que esteja realmente ligado a eles e terá mais chances de convencê-los da sua ideia.

Uma forma de você ampliar os seguidores é aparecendo para eles. Isso pode ser feito buscando por pessoas que tem relação com o que você faz e interagindo com elas, sim, interagir (seguir, curtir e comentar), quando se está começando, estes passos são fundamentais. Seguir pessoas que já interagem (principalmente as que comentam) é fundamental para gerar visibilidade do seu conteúdo.

Então, faça o seguinte:

a. Liste os perfis com conteúdos ou propostas de valor semelhantes a suas;
b. Siga as pessoas que comentam, principalmente estas, as fotos que são relacionadas ao que você também faz;
c. Curta algumas fotos que fazem parte dos seus valores enquanto marca (estabeleça este critério)

No momento em que você faz isso, você desperta o interesse do público (no mínimo a curiosidade) e elas vão ver o seu perfil, por isso ter bons conteúdos antes de fazer isso é tão importante. Nas relações humanas é semelhante, quando demonstramos interesse pelo outro, eles demonstram por nós (tem que ser genuíno).

2. Aumente o alcance do seu conteúdo.

O algoritmo do Instagram para entregar o conteúdo ainda é misterioso, mas algo que já sabemos é que conteúdos que recebem mais comentários tendem a gerar mais visibilidade, ou seja, quanto mais se engajarem no seu conteúdo, mais chances ele terá de ser visto (no Explorar, por exemplo) e assim melhorar a visibilidade do seu conteúdo.

Então, explore conteúdos que interajam e estimulem o comentário da sua audiência, melhorando seu alcance do conteúdo, a tendência é que você tenha mais engajamento.

3. Hashtags, não esqueça delas.

Sim, elas fazem a diferença no alcance dos conteúdos também, pelo menos em algum grau ainda. Mas não é qualquer hashtag e nem em qualquer quantidade. Este assunto também é polêmico e vou falar da minha experiência, testando diversas e em várias quantidades. Existem alguns grupos de hashtag que costumo usar e já vi gente com o mesmo pensamento.

Para exemplificar vou usar aqui como exemplo uma nutricionista:

a. Hashtag Geral: São aquelas que fazem parte da sua área de atuação: #Nutri, #nutrição, #alimentaçãosaudável etc…
b. Hashtag de Contexto: São as relacionadas ao conteúdo em si, que só estão lá por causa do que está no conteúdo postado. #Semlactose, #lacfree, ou tipos assim
c. Hashtags Personalizadas: São aquelas que você cria para indexar os seus conteúdos ou para categorizar aquilo que é seu ou faz parte do que você produz: #DicaDaNutriFulana, #ProjetoFulana, etc..
d. Hashtags de Localização: Em alguns casos, citar o local ou estar neste contexto pode ser interessante, seja citando como hashtag o nome da empresa, da cidade, estado, país… mesmo que você marque o conteúdo na geolocalização, usar algumas destas pode ser interessante.

A quantidade pode variar bastante, mas eu recomendo que se limite a no máximo 10 por conteúdo (não é regra, experimente).

4. Publique Conteúdo Relevante (para o seu público)

Esta parte até parece que é fácil de fazer não é? O que é relevante para o seu público afinal?

Aqui você terá que refletir um pouco para compreender melhor. Lembre-se, o conteúdo, quando se está vendendo algo, não dá para ser uma expressão única apenas do que você gosta e quer, até pode, mas precisa estar adaptado (seja no visual ou na linguagem) ao público que você quer convencer.

Então, lembre-se, quais as dores do seu público? O que ele espera de você? Como você pode ajudar o seu público, considerando o seu segmento?

Temos que lembrar também que a rede social é essencialmente um local de entretenimento, então, o seu posicionamento é importante para que deixe claro o que o público encontrará lá e então seguir com esta linha (enquanto for válida), como o seu conteúdo poderá ajudar/entreter/informar o seu público.

Definir esta linha te ajudará a organizar melhor o que publicar e como obter resultados também.

Pense em alguns pontos:

a. Tente ensinar algo para o seu público
b. Tente informar algo do seu segmento para ele
c. Entreter com conteúdos leves, sejam bem humorados ou que inspirem as pessoas

Algum destes posicionamentos, ou mesmo os 3 juntos, podem ser facilmente adotados.

É de fundamental importância acompanhar e observar o comportamento do seu público, esta observação e o aprendizado dela, gera mais retorno do que você imagina.

5. Use o Stories

Alguns gostam de chamar de “snapgram”, mas o fato é que manter este tipo de conteúdo sempre ativo ajuda a melhorar a sua visibilidade.

O conteúdo do Stories tem prioridade no layout da ferramenta, é o primeiro a aparecer e muitos dos usuários da rede social já passam mais tempo lá até do que olhando alguns conteúdos. Então, aproveite este comportamento e explore fazendo chamadas para conteúdos que você tenha feito.

Faça um post e depois conte sobre ele no Stories, mas crie uma estória diferente, converse, conte por que ele é bacana e diferente e pq vale a pena.

Mas lembre-se, seja relevante, não adianta ficar criando stories inúteis pois isso afastará sua audiência.

Resumindo…

Um bom engajamento varia de segmento para segmento e geralmente quanto maior o perfil mais difícil é de manter esta média alta. No geral calculamos esta taxa de engajamento somando o total de interações no perfil (curtidas e comentários) multiplicado por 100 e dividindo pelo total de seguidores, o percentual resultante é o percentual de engajamento do seu perfil.

Algumas ferramentas fazem isso automaticamente, eu recomendo algumas delas:

a. Iconosquare (pago)
b. Gabstats (gratuito)
c. Instagram Money Calculator (apenas para medir quanto custaria um post seu e o seu engajamento)

Esta conta já não é mais tão válida assim, já que seu conteúdo não aparece para todas as pessoas, então pense, como uma medida para avaliar quanto de alcance você tem hoje no seu perfil. Um Alcance satisfatório é de pelo menos 10%, ou seja, para cada 1000 seguidores que seu perfil tenha, cada publicação alcança pelo menos 100 pessoas.

Estas informações ficam todas apresentadas na conta comercial. Então, se quiser realmente avaliar melhor isso de forma profissional, converta seu perfil.

E aí, curtiu? Ficou com dúvidas? Pode perguntar aí nos comentários que ficarei feliz em responder.

Sucesso.

Facebook Comments
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *